quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Por que é tão difícil superar a morte?



Semana passada foi ao ar um dos episódios mais tristes do mundo das séries (na minha opinião): o episódio de número três da quinta temporada de Glee, onde é feita uma homenagem ao Finn/Cory. O ator que dava vida ao personagem nos deixou este ano, e seus companheiros de cena fizeram algo para homenagear o ator.
Depois de assistir àquelas tristes passagens, onde fui impedida de evitar as lágrimas, fiquei me questionando porque é tão difícil para nós aceitar e entender a morte. Desde o dia que somos feitos, lá no início de tudo, quando somos fecundados, a única certeza que se tem é que um dia vamos morrer. Sim, é triste, mas é verdade!
Quando nos deparamos com a perda de um ser humano muito querido, o luto é inevitável. Choramos por dias, lembramos dos melhores momentos e choramos de novo. Parece um ciclo sem fim e eu realmente acredito que não exista um. Você pode não chorar mais todos os dias, mas sempre vai se lembrar quando uma data especial chegar ou quando uma música simbólica tocar. É inevitável, é certo, é extremamente real. 
Aquela sensação de vazio aos poucos vai indo embora, deixando aquela saudade alojar em seu lugar, mas de vez em quando ele volta com tudo só pra nos lembrar de quão triste é isso. É difícil entender a morte, sempre haverá questionamento em relação a ela em todos os casos, sem exceção.
E a mesma pergunta que fiz no título, eu faço agora: por que é tão difícil superar a morte? Ela, que é algo que todo ser tem em comum com o outro. Acredito que nós devíamos ser mais bem preparados para aceitá-la, compreende-lá e deixar que as coisas sejam da maneira como devem ser. Mas sinceramente, não, não vamos conseguir superar a morte. Ela vai sempre ser a certeza mais dolorosa e talvez incerta de nossas vidas.
E não acho que há uma resposta concreta para a minha pergunta. Apenas é difícil e continuará sendo. É a mesma relação que um filósofo que estudei na faculdade faz com o tempo 'você sabe o que é, mas não consegue explicar'. Assim vivemos até quando formos impedidos de tal.


Descanse em paz, Cory. Com o tempo saberemos aceitar a sua ida, mas será impossível superá-la. Você foi uma grande pessoa, te guardo comigo nas canções que pude ouvir através de sua voz. Obrigada <3


Vick


2 comentários:

  1. Olá!! Li sua publicação e toquei com cada palavra que disse, Não tem como entendermos a morte porque não fomos criados para morrer, por isso é tão difícil de superar a perda de um ente-querido. Mas temos esperança para cada uma delas, nunca vamos superar a perda, mais nos vamos reconfortar com essa notícia que te manda. Um Grande Abraço :)

    http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/mortos-viver-novamente-tratado-folheto/mortos-voltar-a-viver/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um assunto muito complicado, né, Deborah? Acho que a gente tenta de várias maneiras entender, mas é bem difícil. Dai fica da parte de cada um aprender a conviver com a sua dor, infelizmente é assim.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijo.

      Excluir