terça-feira, 29 de outubro de 2013

Entre aspas: "Síndrome do Floquinho de Neve Especial"


                                                                              
Algumas garotas tem um probleminha muito sério chamado Síndrome do Floquinho de Neve Especial. Você já ouviu falar? Se não senta aí que eu vou explicar pra você e ainda usar musa dessa síndrome, Taylor Swift.

Você provavelmente já conheceu a garota que é “anti-garotas”. Ela provavelmente vem com um discurso que diz algo como “eu não sou como as outras garotas” e completa com “eu gosto de futebol (como um garoto), eu gosto de video game, não uso maquiagem, prefiro tênis a salto, não sou vadia porque fico em casa ao invés de ir à baladas, sou fã de sci-fi, etc.”. Muito provavelmente ela ainda diga que prefere andar com garotos porque garotas são falsas, ou a amizade é ruim, ou que a amizade com garotos é muito mais legal e divertida. A moça que sofre da síndrome acha que ela é unicamente especial e por isso melhor que as “outras garotas”. A mente dela é dividida apenas entre ela e as outras garotas. Tipo assim mesmo, preto no branco.

Ela provavelmente se compara às outras e é sempre melhor. Tem milhares e milhares de moças com essa síndrome no tumblr e ultimamente eu vejo muito no facebook também.
Não fique tão preocupada se você de repente já fez algo assim. Eu acredito que todas nós temos um pouquinho da SSS (Special Snowflake Syndrome) e em níveis diferentes. Tem uma explicação pra isso, histórica inclusive. Mas o importante é você perceber que:
Não, você não é mais especial que ninguém. Não existem as “garotas normais”. O que apontam como “garotas normais” são estereótipos femininos, não uma pessoa de verdade.
Vocês já pararam pra perceber como a SSS é um arma sexista que frequentemente faz com que as mulheres deixem de ser amigas das mulheres? Porque, afinal, as outras mulheres são OUTRAS mulheres. Elas tem peito de silicone, gostam de academia e de balada enquanto você é SUPER ESPECIAL porque prefere ficar em casa assistindo série e seus peitos são naturais. Elas são esse “tipinho”, e indiretamente você acaba sendo a Rainha da Cocada Preta.

Acho que todas vocês, leitoras, estão familiarizadas com o vídeo da Taylor Swift para You Belong With Me. Ele simplesmente personifica a portadora de SSS.



O vídeo e a música são sobre uma garota que está apaixonada por um cara que tem uma namorada. E, por acaso, essa namorada abraça alguns dos estereótipos femininos muito usados nas “outras garotas”. E essa namorada desse cara, essa “outra garota” que gosta de se maquiar, é líder de torcida, usa saias curtas… bem, a Swift tem um sério problema com essas garotas. Ela é tão superior á namorada do cara que no final ele resolve que ter ela é a melhor coisa ever e a escolhe para o baile.Que menina!

But she wears short skirts, I wear t-shirts (Ela veste saias curtas e eu visto camisetas)
She’s cheer captain, and I’m on the bleachers (Ela é líder de torcida e eu estou nas arquibancadas)
Dreaming about the day when you wake up (Sonhando com o dia em que você vai acordar)
And find that what you’re looking for (E descobrir que o que você tava procurando)
Has been here the whole time (Esteve aqui o tempo todo)

E aí está. O floquinho de neve mais especial de todos, Taylor Swift. E sabe o que é melhor? Taylor tem milhares de fãs que vêem ela fazendo isso e acham que aquilo é o correto. Vamos lá demonizar as “outras garotas” porque somos especiais! E se você acha que ela vai admitir que faz isso porque quer se sentir melhor que as outras, provavelmente não vai conseguir ouvir isso dela.

Parem para ouvir as letras da Taylor Swift. Ela é sempre a vítima, sempre misunderstood, sempre, como a Feminista Cansada diz, virge e santa™. Eu não tenho dúvidas de que Taylor é extremamente insegura de si mesma e acaba fazendo isso para tentar sair por cima.

A verdade, caras leitoras, é que é normal você preferir tênis a saltos. Sabe por quê? Porque isso é, afinal, uma escolha pessoal, é o que faz de você você. Ninguém é superior a ninguém por causa de escolha pessoal. Se você não gosta de dançar funk, isso não te faz melhor nem especial, isso só te faz uma pessoa, entre várias, que não gosta de dançar funk. Se você prefere a companhia de garotos como seus amigos, isso também não te faz especial. É uma preferência, uma escolha, e não um troféu.

Ninguém precisa provar que é diferente ou único. Todos nós, seres humanos, somos diferentes. Você É diferente das imaginárias outras garotas, isso só não te faz melhor.

Não seja como Taylor Swift. Você não precisa diminuir os outros pra se sentir melhor.

3 comentários:

  1. Olá! Gostei muito da ideia central do texto. Só não concordo com essa relação feita entre a garota da música e a taylor. Uma vez que elas são duas "pessoas" diferentes. Uma é apenas imaginária, digamos que o eu-lírico na literatura... enfim, eu me policio para não demonstrar que sou portadora da síndrome SSS, mas sou ;/ hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Esse texto foi escrito em 2013 se passaram muitos anos né, como alguém q se diz feminista escrever ou pensa algo assim, imagino que vc tenha evoluído.... Como em pleno 2020 eu vim parar aqui ???

    ResponderExcluir
  3. Ah, obrigada por divulgar a música, hoje esse vídeo contém 1 bilhão de visualizações

    ResponderExcluir