quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Resenha: A Culpa é das Estrelas

"Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos."


Demorei para conseguir um exemplar emprestado, mas quando consegui procurei ler o mais rápido possível, para saber quais são os motivos de ser um dos livros mais comentados de todos os tempos. Três dias de leitura me foram o suficiente para mostrar que nem todo best-seller me agrada.

Segurem suas pedras, não as joguem ainda, não quero dizer que achei o livro inteiramente chato, na verdade, a temática dramática (opa, rimou!), me lembrou muito "Uma Prova de Amor", claro que há muitas diferenças, mas enfim.

Segundo uma menina da minha sala (a mesma que me emprestou o livro), eu deveria ler o livro por causa da Hazel, já que somos chatas de um modo bem parecido e temos essa mania da tal da leitura. Hazel conhece Gus, ambos estão fadados a viver feitos uma granada, tudo isso por causa do câncer, nunca sabem quando vão 'explodir' e quantas vítimas farão. Eles se apaixonam, mas ela vive querendo meio que se esgueirar por medo de morrer e fazer com que seu amor sofra, por fim, ela acaba provando seu amor e está sempre ao lado de Gus, até nos momentos ruins que o garoto passa. O bacana do livro é a troca mutua de amor entre os dois, como quando o Gus deixa que Hazel 'roube' seu desejo e leva ela para Amsterdã.

Fui com tanta 'sede ao pote', que acabei me afogando com minhas próprias expectativas. Esperava uma escrita absurda, daquelas super elaboradas que se você pisca já fica com medo de perder alguma coisa do livro, mas não, é uma escrita bem simples e sem muitos rodeios.

Confesso que tive de segurar o choro muitas vezes, já que boa parte do livro eu li no trabalho, não seria nada legal se meu chefe me visse chorando na sala dos professores, como disse para uma amiga, por mais que não tenha visto nada demais, eu tenho coração, e me comovi sim com a estória dos dois.


Quando estava na metade do livro, comentei com a minha melhor amiga sobre ele soar (para mim) como um tapa na cara, mostrando que até a Hazel, que está quase morrendo, consegue um namorado e eu não.

Mais uma vez falei muito e não falei nada, acho que vocês precisam me reprovar quando o assunto é resenhar alguma coisa, mas também não quero estragar a leitura caso alguns ainda não tenham lido o livro e desejam ler, só não corram para ele com tantas expectativas como eu fui.

Minha meta de leitura dessa semana é Cidade dos Ossos, já faz um bom tempo que está comigo, mas resolvi dar preferência para A Culpa é das Estrelas, que espero honestamente, não se tornar uma grande decepção quando for para as telonas, já que tem tudo para ser um drama daqueles que não nos importamos em chorar em locais públicos.

Fernanda Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário