domingo, 14 de abril de 2013

Resenha: Para Sempre

Depois de uma semana de leitura, desistências e vários "droga, quero saber o que acontece, vou continuar", finalmente no sábado terminei "Para Sempre", o primeiro livro da saga Imortais escrito por Alyson Nöel. Até metade da semana, eu não fazia ideia de que Para Sempre era parte de uma saga, até falar sobre uma das tantas baboseiras que fui 'obrigada' a ler no livro no twitter e me contarem que era uma saga, descobri até que minha professora de Física tem a saga toda e achou uma das piores sagas que ela já leu (tanto que segundo a mesma, parou no quarto livro e não pensa nem em pegar os outros para ver se Infinito vale ou não uma lidinha).

Olhando assim, parece até que as tulipas são legais, depois de umas lidas, vão ficar de saco cheio de tanta tulipa vermelha.

Vamos aos pontos altos da estória... Ok, não vi nenhum ponto alto, achei uma estória maçante e açucarada até não poder mais, senti que estava lendo uma junção de Crepúsculo com Fallen, bem mal trabalhada. Não quero falar mal do livro, mas já falando, eu não recomendaria a leitura, a não ser que você goste de estórias bobas ao extremo, declarações melosas e tão açucaradas que o nível de glicose no sangue explode, ou curta  uma ficção quase vampiresca, com mocinho 'misterioso', uma bela garota que falta sal, açúcar e tudo que há de bom.

O post ficou enorme e eu ainda nem resenhei isso direito, se é que isso é uma resenha, mas é. Não vou fazer daquelas em que o pessoal coloca metade do livro e fica comentando, se vocês quiserem ler, emprestem em alguma biblioteca, ou leiam de algum canto, estou aqui pra opinar, não para jogar metade do livro e fazer vocês desistirem no meio do caminho.


Estava na biblioteca do meu trabalho, dando uma rápida zapeada, achei um exemplar de Hollywood de Bukowski (que estou adorando, e agora entendo o motivo de tantos textos dele estarem circulando por aí quase que todo segundo, o cara é maravilhoso, ele escreve sem muitos rodeios, de maneira simples e contagiante, procura fugir de seus problemas sempre se entregando ao álcool e as mulheres, mas isso é papo pra outro post), por fim, olhando a prateleira do lado, lá estava Para Sempre e eu adorei a capa, dei uma olhada atrás para ler a sinopse e achei que algo que envolvesse auras, pensamentos e toque fosse algo interessante, mesmo parecendo Crepúsculo (tirando a parte das auras).

A Ever (em inglês é meio que um trocadilho, já que o livro se chama Ever More, tipo 50 Tons), é o tipo de garota que tinha uma vida perfeita, amigos perfeitos, namorado perfeito, família perfeita, loira, líder de torcida e conquistava qualquer um (clichê, né?), mas ela e a família sofrem um acidente de carro, nesse acidente, todos morrem, menos ela. Na maior parte do livro ela está sempre se culpando pelo acidente, então quando ela muda de cidade e vai morar com sua tia Sabine, ela passa a se 'esconder', mas além disso, tem algo que as pessoas não sabem, após o acidente ela adquiriu poderes paranormais, como o dom de ver auras, ouvir pensamentos e saber da vida toda de uma pessoa pelo simples toque. Na escola nova ela tem dois melhores amigos, uma garota que tenta incansavelmente chamar a atenção dos pais 'brincando' de ser gótica, e um melhor amigo gay, até aí tudo certo, a vida segue, mas PÁ! chega um cara gatinho na escola, e fica aquela coisa de todas se matarem para ver de quem o cara será (santo clichê), a amiga e o amigo da Ever também ficam 'na fila', mas o cara se senta ao lado dela na aula de inglês, poxa vida né, por quem será que ele vai se apaixonar? Só que tem um detalhe, ela não vê a aura dele, nem ouve seus pensamentos e nem ao menos consegue saber sobre a vida dele ao tocá-lo, ou seja, ele é um tipo de Bella Swan. O tal cara se chama Damen, e é todo misterioso, mas mesmo assim após tanto negar seu interesse a garota não resiste em tascar-lhe um beijo na boca na festa de Halloween que sua tia organizou. Rola uma desavença com a melhor amiga por causa disso, é claro, e a garota começa a ser uma seguidora de uma 'amiga' sinistra de Damen, uma ruiva (olha, eu amei a personagem só por isso) que é descrita como perfeita, Drina é o tipo de mulher traída que vem pra pegar no pé da Ever e que vive tentando atrapalhar a vida da garota (desde as outras encarnações). Pois é, Drina e Damen são Imortais. Contei, contei e não contei tanto (mentira, falei até demais). O caso é o seguinte, a estória até que é boazinha, mas não foi explorada o suficiente, quando a autora chegava em um ponto onde você achava que as coisas iam fluir, conseguia ficar um verdadeiro pé no saco.

No YouTube tem vários vídeos sobre o livro, aqueles básicos 'booktrailer', que dá pra captar bem a estória (dá até vontade de ler e a impressão de que é sensacional, mas não se iluda).

A Summit (mesma produtora de Crepúsculo), comprou os direitos para lançar um filme baseado nos livros, agora é só separar o baldinho de pipoca e aguardar o que vem por aí. Já tem até uns nomes cotados para o casal principal, tentei até ficar imaginando os dois, mas não deu tãao certo assim.

Mas enfim, você já leu Para Sempre? Se sim, partiu pra Lua Azul ou parou por aí?

Fernanda Costa

4 comentários:

  1. Eu amo esse livro. Já li os dois primeiros da série e são ótimos. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu não gostei HAHA acho que já passei dessa fase de ler esse tipo de livro, apesar de sempre gostar de um bom clichê, mas por enquanto estou dando preferência para as histórias que mexem com a minha mente.

      xx

      Excluir
  2. Eu li para sempre e parei ai mesmo. Fiquei até com curiosidade de ler os outros 4 livros, mas, começou a surgir tanta história de vampiro e coisas sobrenaturais, que eu achei melhor deixa-lo de lado. Sem contar que o livro da uma pirada no final, me perdi tentando entender os fatos. Não leria o resto da saga a menos que alguém me desse os livros de presente, meu dinheiro vou gastar com livros melhores, rsrs sem ofensa a autora. Não sou ninguém pra criticar livros dos outros.
    versosdaceu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha professora de Física até me ofereceu os livros, mas não, obrigada, eu não quero mais perder tempo com essa saga!

      xx

      Excluir